sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Iluminação - Capô, Porta-Malas e Porta-Luvas

Salve Galera! Segue um mini how-to de como colocar iluminação no capô, porta-malas e porta-luvas. Me perdoem por não ter fotos de todo o processo, no dia que fiz nem lembrei disso, mas não é complicado não. Qualquer dúvida, só postar!

Materiais:


* 02 Interruptores de porta universal;



* Entre 05 à 08 metros de fio 2.5;






* 02 Luzes de cortesia do Chevette + 02 lâmpadas torpedo 10;




* 01 Luz de de cortesia do Chevette com soquete;




* 01 Interruptor original do porta-luvas do Gol Bola;


* 01 Multímetro;

* 01 Broca de Ferro Nº 08 e Nº 12;


01) Para o capô:


* Para o capô, use 01 luz de cortesia do Chevette com lâmpada torpedo 10. Puxe 02 fios por dentro do capô (um será o positivo e o outro o aterramento). Com um multímetro, ligue a lanterna do carro e detecte o positivo. Ligue o positivo da luz que queremos no positivo da lanterna. Faça um furo (broca nº 8) perto da vareta do capô (há um espaço para encaixar o interruptor ali) e fixe o interruptor lá com um parafuso e porca. O  negativo que sobrou do capô, é ligado no interruptor. Ele tem regulagem de altura. Regule de acordo com o capô. Desse jeito, só funciona quando você acionar a lanterna do carro e abrir o capô.


Resultado final - Luz no Capô




Localização do botão:



02) Para o porta-malas:

* Use também 01 luz de cortesia do Chevette com lâmpada torpedo 10. Ela foi fixada abaixo dos conectores da lanterna traseira (veja na foto abaixo), sendo até possível colocar uma de cada lado. A ligação elétrica segue a mesma ideia do tópico 01. Só que aqui, usaremos o positivo da luz da placa (muito mais perto). Localize o positivo com o multímetro. Retire a cobertura de plástico central do porta-malas (onde fica a tranca da fechadura do porta-malas) e faça 02 furos na carroceria (use a broca Nº 12 ou que seja um pouco mais larga que o corpo do interruptor e uma broca nº 8 para o segundo furo - para parafusar o interruptor). Fixe o interruptor de porta na base do porta-malas (a parte plástica que removemos: faça um furo nela também, para que a ponta do interruptor alcance a tampa do porta-malas, quando ele for fechado).


Resultado final - Luz no Porta-malas (Vejam a posição do interruptor como ficou)




03) Para o porta-luvas:

* Sugiro achar o botão original.. no ML tem! Agora, usaremos a luz de cortesia do Chevette, mas com lâmpada soquete. Ligue o positivo ao positivo do capô (economizando fiação) e para o aterramento, basta prender o fio a um parafuso do carro mesmo..


Resultado final - Luz no porta-luvas






Nenhum comentário:

Postar um comentário