Salve Galera! Vamos a mais um tutorial. Você mesmo pode fazer em casa, não é difícil. Vamos lá!
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Atualização de algumas informações
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01) Material:
Obs.: Antes de qualquer coisa, verifique seu tipo de Óleo. Use o recomendado pelo fabricante. Muito cuidado ao por um tipo de Óleo diferente.
* 01 Chave de Boca ou Canhão, de 17mm (ficarei devendo foto dela aqui, mas na parte 02 (Procedimentos), tem uma foto dela; :D
* 01 Chave Allen, de 8mm (para retirada do Bujão do Carter);
* 01 Chave Canhão , de 13mm (mais adiante será explicado o porque desta chave);
* 01 Chave de Correia (para retirada do Filtro de Óleo. Na ausência desta ferramenta, pode se usar um cinto velho);
* 04 Litros de Óleo (lembrando que deve ser usado o recomendado pelo fabricante. Aqui usei o da Lubrax SJ Mineral 20w50. Veja também, a quantidade que seu carro usa de Óleo);
* 01 Filtro de Óleo;
* 01 Adaptador do Anti-chama (Este item é opcional.. troquei pois o antigo estava rasgado);
* 01 Bujão novo (Atenção aqui. Adquiri um Bujão Magnético, da Marca Nefroil [Uma empresa de Minas Gerais]. Ele tem a função de reter as limalhas provenientes do desgaste do motor. Possui um Imã poderoso. Muitos mecânicos recomendam. Para quem se interessar, segue o site: http://www.nefroil.com/loja). A Chave Canhão citada acima é para uso nele. Mas, se não puder adquirí-lo, pode ser um Bujão normal mesmo;
* 01 Bacia rasa ou vasilha rasa, de pelo menos 04 litros.
02) Procedimentos:
A) Para executar a troca de Óleo, primeiro veja se o carro responde aos requisitos do manual: Com quantos Km rodados que se troca o Óleo ou de quanto em quanto tempo (no meu caso é: ou de 5 mil Km em 5 mil Km ou de 06 em 06 meses, o que vier primeiro).
B) Faça a troca do Óleo com o motor ainda quente.
C) Desparafuse o Peito de Aço, usando a Chave de Boca, de 17mm (02 porcas):
D) Posicione a vasilha embaixo do Carter, na direção do Bujão e o desparafuse-o, com a Chave Allen de 8mm:
E) Deixe o Óleo escoar totalmente, até parar de pingar:
F) Quando cessar totalmente o escoamento do Óleo velho, coloque o novo Bujão no lugar (usei o Bujão Magnético, com a Chave Canhão de 13mm). Cuidado aqui para não apertar demais o Bujão e muito menos deixar frouxo:
G) Com a Chave de Correia ou um Cinto Velho, retire o Filtro de Óleo velho (cuidado,pois o mesmo está com 500ml de Óleo, deve dar uma sujada no carro):
H) Com o Filtro Novo de Óleo em mãos, despeje 500ml do Óleo novo e lubrifique a borracha que faz a vedação do mesmo no motor (vá derramando aos poucos, pois o Óleo é denso e demora um pouco a descer para o filtro. Sobrará 500ml. Guarde para completar o Óleo durante o uso no dia-a-dia com o carro):
I) ATENÇÃO! NÃO USE A CHAVE DE CORREIA PARA DAR APERTO NO FILTRO NOVO! DEVE SER FEITO MANUALMENTE! Com cuidado, encaixe o Filtro novo e o rosqueie com AS MÃOS. Certifique-se de não deixá-lo frouxo.
J) Coloque os outros 03 Litros de Óleo:
K) Aqui troquei o Adaptador do Anti-chama.
Veja o estado do velho:
L) Recoloque o Peito de Aço:
M) Pronto! Agora, ligue o carro e aguarde a Luz de Óleo no painel apagar (leva um tempo para o novo Óleo circular no sistema) e fique de olho na temperatura.
N) Parabéns! Você já pode trocar o Óleo em casa, com custo baixo e ainda pode dar uma bola ao seu vizinho! :)
03) Ponderações:
* O processo não é difícil. Mas, se não sentiu segurança em fazer, não faça. Dê preferência à quem saiba.
* Cuidado no aperto dos parafusos: Tanto os do Peito de Aço, quanto do bujão, não devem ser apertados, ao ponto de danificar os parafusos e as roscas, e muito menos ficarem frouxos. Atenção a essa parte.
* RESSALTANDO: O FILTRO DE ÓLEO NOVO DEVE SER APERTADO SOMENTE COM AS MÃOS, SEM FERRAMENTAS; E CUIDADO PARA NÃO DEIXÁ-LO FROUXO, PARA NÃO DAR VAZAMENTO.
04) Agradecimentos:
* A Deus, pois tudo ocorreu bem!
* A galera do Grupo no Whatsapp (G2 Family), por me alertar sobre o Item 02, Letra M. Tinha me esquecido de deixar o carro apagar a Luz de Óleo e demorei a ligar, fazendo com que os tuchos não ficassem lubrificados e fazendo um barulho terrível!
Qualquer dúvida, só falar!
Só uma pequena duvida ao finalizar... Ligo e dou a partida ou só ligo a ignição e espero a luz apagar e ai sim dou a partida??
ResponderExcluirSó uma pequena duvida ao finalizar... Ligo e dou a partida ou só ligo a ignição e espero a luz apagar e ai sim dou a partida??
ResponderExcluirOpa brother.. Vira a ignição, aguarda a luz da temperatura apagar.. Aí sim liga o motor.. E deixa funcionando até a luz do óleo apagar/normalizar 😉
ResponderExcluirNa verdade, o correto é desconectar os cabos de velas e a bobina também, a ponto de não deixar o carro pegar, assim somente com a virada do motor com o arranque faz com que o óleo suba por todas as galerias e lubrifique tudo sem correr o risco de causar algum dano devido a partida normal.
ResponderExcluirOi! Acabei de adquirir um gol bolinha, CL 1.6 MI 1998 modelo 1999. Só que o dono não tinha o manual e eu estou penando para achar as infos certinhas de troca de óleo e especificação. Esse óleo Lubrax SJ Mineral 20w50, de 5 mil Km em 5 mil Km ou de 06 em 06 meses, é o recomendado no manual desse modelo de gol? Posso usar para o meu? Desde já obrigada!
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