Aqui está o kit, composto por: 01 Central, 02 chaveiros RFID, 01 botão START/STOP, 01 leitor dos Chaveiros RFID e cabos de instalação:
Passos executados:
01) Desmontando e chegando na fiação do comutador
* Será necessário remover o volante (Chave de boca 24), soltar o comando de seta e remover a capa do volante (a capa que envolve o volante). Não tirei fotos do processo dessa parte. Chegaremos na tomada do comutador.
02) Fiação do Comutador
* Nesse ponto, precisamos identificar a fiação que será usada na ligação do novo sistema. No meu caso, Gol CL MI 97 AP, são 04 fios no comutador de partida: fio Vermelho Grosso (12v direto), fio Preto Grosso com lista Vermelha (linha direta do arranque), fio Preto/Vermelho fino (chave de ativação do Painel) e fio preto fino (Liberação de Sinal da Linha X). A cor da fiação no seu caso pode mudar. Consulte a forma de ligar o sistema, através do manual que virá no kit, tipo esse (fique de olho, pois cada kit tem uma configuração):
03) Decisão (com chave ou sem chave?)
* A decisão mais importante. Se for manter os dois sistemas, tudo certo; os dois funcionam corretamente sem afetar nada. Você poderá escolher aonde quer dar a partida. Basta escolher onde ficará instalado o botão START/STOP (já vi fotos de quem adaptou no console central). Agora, se for deixar somente a partida pelo botão, você precisa remover a trava do volante. Ela trava o volante com o carro desligado e só é possível destravar usando a chave no cilindro de ignição. CUIDADO COM ESSA PARTE! Eu optei por deixar só o botão (nesse caso, não se usa mais chave e o cilindro de ignição e o comutador são descartados.
04) Removendo a trava
* Para isso, se prepare.. kkkk! Paciência total. A peça que abriga o cilindro de ignição e o comutador precisarão ser removidos. Solte a bucha (se houver) que fica na coluna da direção, solte a trava, a mola e a capinha de ferro. Na parte debaixo da peça, existe um parafuso Allen. Solte e puxe a peça para frente. Eis ela na sua mão e a trava está aqui:
* Demorei para entender como remover a trava (quase usei a furadeira kkkkk), mas vamos lá:
* Remova o cilindro de ignição e o comutador (que é parafusado). Olhando a trava (pela posição da foto), na lateral da peça, existe um recorte. Batendo com uma chave por dentro, ela sai. Com isso, todo o mecanismo da trava poderá ser removido, ficando assim:
* Após isso, basta prender a peça onde ficava o cilindro de ignição novamente ao seu local. Não esqueça da ordem das peças que tirou, pois não pode faltar nenhuma (a parte da capinha de ferro, a mola e a trava.. sem eles não haverá buzina). Nesse momento, use seus pés para apoiar a coluna de direção (ela é encaixada, lá perto dos pedais com duas buchas). Não observei isso e soltou. Foi trabalhoso por no lugar. Foto dela:
* Minha sorte é que essas buchas já estavam rasgadas e eu tinha 02 de reserva.
05) Fazendo a ligação elétrica
* Antes de realizar a ligação oficial, fiz um vídeo rápido (e uma foto) de como funcionará o sistema, com tudo do lado de fora ainda:
* A ligação que eu fiz ficou da seguinte maneira:
* Plugue os demais chicotes que vieram junto com a central, de acordo com o manual. Observação: Isole toda a fiação com uma boa Fita Isolante.
06) Escondendo a Central e o Leitor dos chaveiros RFID
* Após todas as etapas, é hora do acabamento e de esconder tudo. Esconda a Central do START/STOP em uma parte segura do carro e que não pegue umidade. O próximo a ser escondido é o leitor dos chaveiros RFID. Esse será o segredo do seu sistema, pois para habilitar o botão START/STOP é necessário que o chaveiro RFID seja passado nesse leitor, como se fosse um sensor. Pode ser por baixo do tabelier, dentro do console central ou na parte de sua preferência. O botão do START/STOP pode ser preso no local onde ficava o cilindro de ignição ou colado na capa superior do volante (fiz dessa maneira). Arrume toda a fiação aparente, remonte a chave de seta, capa do volante e o próprio volante. Não se esqueça de testar tudo que você desmontou!
Pronto! Tudo finalizado até aqui! Você já pode desfrutar do seu novo sistema de Partida :)
E ficou assim o botão de START/STOP (de dia e de noite):
07) Considerações finais
* Antes de fazer tudo isso, certifique-se que você tem um conhecimento mínimo de elétrica, pois qualquer ligação errada poderá lhe gerar problemas (fica por sua conta e risco, apenas mostrei como fiz no meu carro);
* O modelo do Kit START/STOP comprei pelo Mercado Livre, neste Link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1355460459-kit-partida-ignico-do-motor-boto-start-stop-chaveiro-rfid-_JM
* Existem outros modelos, inclusive com partida remota e ligação em conjunto com alarme. Cabe à você escolher o melhor modelo para seu carro :)
* Faça com paciência. Não é um trabalho rápido, você precisa contar com imprevistos.
Até a próxima pessoal!